top of page
Foto do escritorDEVIR EDUCOM

Devir Educom desperta reflexões sobre IA e consumo da informação EE Profº Enio Vilas Boas


O reconhecimento onde utilizar a Inteligência Artificial (IA), seus perigos e sua potência foram abordados em palestra pela gestora e educomunicadora, Andressa Luzirão, do Instituto Devir Educom na escola estadual Enio Vilas Boas - @ee_prof_enio_vilas_boas, localizada na Cidade Náutica, em São Vicente. Em abril, o tema foi abordado para os alunos de 6° e 7° anos, como parte do conteúdo da matéria eletiva I.A. Machine Learning - O aprendizado das máquinas, coordenada pelas professoras Marcela Rodrigues dos Santos (Arte) e Maria Célia Pinto Ferreira Rocha (Ciências).


Os avanços positivos proporcionados pela IA na medicina e no transporte, por exemplo, e os aspectos negativos potencializados pela tecnologia, como desinformação, fake news, pornografia infantil, racismo, violência e falta de conexão humana foram mencionados no bate-papo, que ainda teve a presença do educomunicador-júnior, Davi de Paula, também integrante do Devir Educom. 


Os alunos foram participativos, identificaram imagens falsas geradas por IA e contaram suas experiências com descuidos na Internet. Teve quem já caiu em golpes, quem acessou links perigosos e quem já se deparou com fotos e vídeos racistas gerados por IA. Um dos estudantes mostrou uma foto do ditador Hitler como um personagem da Disney, o que levou a uma problematização, no grupo, do uso irresponsável dessa tecnologia. Caso sua escola ou instituição tenha interesse em promover um encontro da equipe do Devir Educom com os alunos, entre em contato pelo direct do perfil @institutodevireducom.



0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page