As ferramentas do jornalismo unidas às tradicionais atividades da infância marcaram o primeiro encontro das crianças e dos adolescentes, alunos do projeto Memórias em Rede, na Semana Mundial do Brincar, ocorrida em 1º de junho de 2024, com o tema ‘Vem pra roda – no ritmo do brincar’. Os participantes foram os estudantes das escolas municipais Vinte e Oito de Fevereiro e Avelino da Paz Vieira, mais as crianças assistidas na creche da Casa Vó Benedita, além do público em geral.
O cenário deste encontro foi o verde da Estação da Cidadania, onde aconteceram brincadeiras, como o Roda de Apresentações no gramado, Comunicação do Telefone sem Fio, Notícia Fake (adaptação de batata quente), Caça às Boas Notícias (adaptação do Caça ao Tesouro), Roda de história: Sob a sombra da árvore, uma história coletiva e ação final: Memórias do Memórias.
“No ato político de brincar, desejamos que as crianças tenham o direito de viver a elementaridade humana em plenitude, encontrando, nessas ações espaços de expressão autêntica”, disse a gestora e educomunicadora do Devir Educom, Andressa Luzirão. A Semana Mundial do Brincar é realizada pela organização internacional Aliança pela Infância. A ação completa 15 anos e, assim como Santos, mais de 80 municípios no País aprovaram leis que instituíram a Semana Municipal do Brincar como política pública.
Comments