O brincar de ser jornalista por um dia superou as expectativas de 30 alunos do projeto Memórias em Rede, do Instituto Devir Educom, nesta sexta-feira (22 de março), ao entrevistarem a vice-prefeita Renata Bravo, de Santos, cidade onde vivem. Direitos das mulheres, educação pública, terceirização de merenda escolar, meritocracia, inclusão e acessibilidade foram temas estudados e abordados por eles durante a coletiva de imprensa realizada no gabinete do Paço Municipal.
E mesmo com pautas atuais e importantes, a primeira pergunta dos jovens foi: "Renata Bravo, você é brava?", um trocadilho com o sobrenome da representante do governo para quebrar o gelo daquele encontro especial. Os assuntos abordados pelos jovens foram discutidos com a vice-prefeita, em um diálogo que promoveu a reflexão sobre exercício político, educação pública e inclusiva e desigualdade social.
Uma das perguntas mais marcantes foi da jovem Nalu Cardoso, 14 anos. “Como é ser vice-prefeita de Santos?”, que teve como resposta a responsabilidade de conduzir a Cidade com mais de 430 mil habitantes e com necessidades diferentes.
A vice-prefeita declarou aos estudantes que na sua geração os temas direitos iguais e inclusão nunca foram pauta, enaltecendo a consciência deles sobre as questões sociais. “Vocês se informam e vão atrás da notícia completa. De alguma forma, quando é feita essa discussão dentro da escola, tenho certeza que de alguma maneira será levada para os amigos e familiares. Já é uma transformação”, comentou Renata
O evento educomunicativo foi mais uma ação do Instituto Devir Educom para aproximar os jovens e o poder público, imprescindível para inserir a nova geração nas pautas políticas e sociais que caminham de mãos dadas com o protagonismo e a cidadania.
Comments